Friday, May 22, 2009

Os jovens e a Igreja


Hoje em dia é difícil falar dos jovens pois é uma realidade muito vasta e diversa. E no que concerne à relação dos jovens com a Igreja e a sua participação, não poderemos traçar um quadro linear.
Temos de reconhecer que os jovens estão inseridos num mundo que lhes faz mil e uma propostas, as quais muitas vezes não é fácil de escolher. Entre essas propostas encontra-se aquela da Igreja, propondo-lhes sobretudo um caminho de descoberta de Cristo e se si próprios.
É esse o principal objectivo de uma pastoral catequética e juvenil: proporcionar aos jovens uma experiência forte de Cristo, que os marque profundamente e oriente as suas vidas.
O problema muitas vezes é ter a atenção dos jovens, cativá-los. É uma tarefa árdua e que nem sempre dá os frutos que estamos à espera.
Mas continuo a pensar que os jovens são generosos e respondem positivamente às propostas que le são feitas quando são exigentes e tocam a sua vida pessoal.
É sobretudo isso que como Juventude Dehoniana procuramos proporcionar. Mesmo perante muita indiferença há sempre quem aceite o convite de fazer uma caminhada mais intensa na descoberta de Cristo. Um sinal prático desse mesmo empenho foi o Encontro da Juventude Dehoniana que realizamos em Fátima, de 17 a 19 do passado mês de Abril. Entre os 150 jovens de todo o país estava um grupo da Madeira de 21 jovens, que viveram intensamente este encontro. É o trabalho de vários meses a organizar encontros de reflexão e formação e o festival da canção que culmina com esta festa, proporcionando a estes jovens experiências intensas e significativas que os ajudam a crescer na fé.
O encontro nacional é um marco importante nas nossas trarefas de pasoral juvenil da Juventude Dehoniana, mas não o único. Uma experiência tão signiicativa requer continuidade para não ser um momento isolado. Na continuidade deste ano pastoral, a JD ainda tem programadas algumas caminhadas, encontros jovens mensais na zona pastoral da Ribeira Brava e momentos de formação de agentes de pastoral juvenil.
O memento actual dos jovens requer dos agentes de pastoral juvenil muita criatividade e sobretudo esperança. Podem não ser os números que gostariamos de ter... mas não podemos baixar os braços.

Pe. Juan Noite


PS - Este artigo foi escrito e editado no Jornal da Madeira

Saturday, May 09, 2009

Mais um encontro Nacional da JD


Já passaram 3 semanas… mas nunca é tarde para poder partilhar convosco a nossa experiência do encontro nacional da JD.
Digo já de antemão que foi um encontro espectacular para nós, participantes madeirenses, pois até trouxemos o prémio de melhor canção e de melhor interpretação. Mas o encontro nacional não é só isso… prémios.
Acima de tudo foi uma experiência muito enriquecedora de contacto com outros jovens JD’s que fazem esta mesma caminhada… um momento para rever amigos que já se vão tornando caras frequentes nestes encontros.
A JD Madeira fez-se representar em Fátima com 20 elementos, vindos de diferentes lugares: Camacha, Gaula, Machico, Porto da Cruz, Santa Cruz, Serra d’Água e Jardim da Serra. Como em anos anteriores predominou a presença do Grupo de Jovens da Camacha (vulgo: camacheiros), que marcaram a sua presença com 12 elementos.
A nossa preparação começou logo após o festival da canção realizado na Madeira com a procura de apoios para as viagens dos vencedores do festival. Mais próximo do encontro nacional foi necessário preparar algumas actividades que iríamos desenvolver no encontro nacional.
E assim começou a nossa aventura, uns dias antes do festival nacional com o grupo dos camacheiros, para conhecer mais um pouco de Lisboa e arredores. Sediados no “forte” de Alfragide, visitamos Mafra, Ericeira, Sintra, a Sé Catedral, a casa de Santo António, a Torre de Belém e o Planetário.
Na sexta-feira, chegado o resto do grupo partimos para Fátima para um fim-de-semana em cheio.
Regressamos animados com o convívio proporcionado entre todos, que reforçou os laços de amizade com JD’s de outros centros. Mas certamente o que trouxemos desse encontro foi sobretudo o enriquecimento da nossa experiência de fé, como alguém referiu.
Também não poderia de deixar passar esta oportunidade para agradecer os “Madeira em Festa” que se disponibilizaram a acompanhar-nos e animar com a música e o humor este fantástico fim-de-semana.

Convido-vos a deixarem os vosso comentários sobre este encontro nacional, relatando a vossa experiência.

E para o ano há mais…
Vejam as fotos e estejam à vontade para comentar...