Tuesday, July 24, 2007

"A Madeira é um jardim... no mundo não há igual"


Há uma canção que diz "A Madeira é um jardim... no mundo não há igual".
Não é por ser a "minha" terra, a terra de meus pais e avós, mas cada vez mais dou razão à canção. Principalmente depois de passarmos algum tempo fora desta nossa terra. Passei muitos anos fora, em que praticamente só vinha passar um período de férias em companhia da minha família. Lembro-me que a partir desse momento comecei cada vez a apreciar melhor a beleza desta pérola, uma beleza natural que salta a olhos vistos.
Apesar do progresso e desenvolvimento ter "estragado" um pouco a ilha, continua sempre com esse encanto tão especial. Sobretudo para aqueles que gostam de caminhar (like me!!) e se aventuram Madeira adentro, calcorreando as levadas e veredas.
Agora que se aproxima o Verão e o bom tempo, é altura para sair e visitar o que de mais belo temos, sempre com respeito pela natureza. Sim... respeito pela natureza!! Algum tempo atrás fui com um grupo fazer a levada do Norte, do Estreito de Câmara de Lobos até S. João (Ribeira Brava). Um percurso muito bonito e bem recomendado... Mas qual o meu espanto quando nos confrontamos com um percurso com lixo espalhado aqui e ali e uns sacos com lixo a navegar na levada?!? Francamente!!!!
Mas deixando para trás este pormenor (e que nos sirva de alerta sobre os nossos comportamentos de caminahtes), temos um tesouro inestimável a explorar e admirar, que nos aproxima do nosso Criador.
Fica aqui esta minha partilha convidando cada vez mais madeirenses a aproveitar o sol e aquilo de belo que nos dá a natureza, como também deixando água na boca aos continentais para visitarem esta nossa "pérola". Já agora lanço o convite àqueles que quiserem partilhar qual o percurso mais bonito que fez!!!

2 comments:

Anonymous said...

Eu concordo plenamente com tudo aquilo que escreveu! Quanto mais vezes faço percursos nesta nossa ilha, mais gosto de o fazer. Já fiz belas caminhadas, no entanto, a minha preferida é a do Ribeiro Bonito, na minha terra, São Jorge! Faço-o desde pequena, e não me importo de o repetir! Zita

Anonymous said...

Bem haja, pelo seu "trabalho"...por ajudar a construir um mundo melhor!
Em relação à nossa terra, de facto a Madeira é um jardim...que saudades!
Estou no Continente a estudar e graças ao seu blogge sinto-me mais perto de casa :)