Friday, May 22, 2009

Os jovens e a Igreja


Hoje em dia é difícil falar dos jovens pois é uma realidade muito vasta e diversa. E no que concerne à relação dos jovens com a Igreja e a sua participação, não poderemos traçar um quadro linear.
Temos de reconhecer que os jovens estão inseridos num mundo que lhes faz mil e uma propostas, as quais muitas vezes não é fácil de escolher. Entre essas propostas encontra-se aquela da Igreja, propondo-lhes sobretudo um caminho de descoberta de Cristo e se si próprios.
É esse o principal objectivo de uma pastoral catequética e juvenil: proporcionar aos jovens uma experiência forte de Cristo, que os marque profundamente e oriente as suas vidas.
O problema muitas vezes é ter a atenção dos jovens, cativá-los. É uma tarefa árdua e que nem sempre dá os frutos que estamos à espera.
Mas continuo a pensar que os jovens são generosos e respondem positivamente às propostas que le são feitas quando são exigentes e tocam a sua vida pessoal.
É sobretudo isso que como Juventude Dehoniana procuramos proporcionar. Mesmo perante muita indiferença há sempre quem aceite o convite de fazer uma caminhada mais intensa na descoberta de Cristo. Um sinal prático desse mesmo empenho foi o Encontro da Juventude Dehoniana que realizamos em Fátima, de 17 a 19 do passado mês de Abril. Entre os 150 jovens de todo o país estava um grupo da Madeira de 21 jovens, que viveram intensamente este encontro. É o trabalho de vários meses a organizar encontros de reflexão e formação e o festival da canção que culmina com esta festa, proporcionando a estes jovens experiências intensas e significativas que os ajudam a crescer na fé.
O encontro nacional é um marco importante nas nossas trarefas de pasoral juvenil da Juventude Dehoniana, mas não o único. Uma experiência tão signiicativa requer continuidade para não ser um momento isolado. Na continuidade deste ano pastoral, a JD ainda tem programadas algumas caminhadas, encontros jovens mensais na zona pastoral da Ribeira Brava e momentos de formação de agentes de pastoral juvenil.
O memento actual dos jovens requer dos agentes de pastoral juvenil muita criatividade e sobretudo esperança. Podem não ser os números que gostariamos de ter... mas não podemos baixar os braços.

Pe. Juan Noite


PS - Este artigo foi escrito e editado no Jornal da Madeira

No comments: