Friday, June 19, 2009

O mais maravilhoso dos Tesouros




Hoje a Igreja celebra a solenidade do Coração de Jesus. Para nós dehonianos é a festa mais importante, pois celebramos o nosso padroeiro principal.
O Pe. Dehon, no seu "Testamento Espiritual" diz o seguinte: "Deixo-vos o mais maravilhoso de todos os tesouros: o Coração de Jesus".
Este é o mais maravilhoso dos tesouros que Deus deixa à humanidade: o seu amor. Um amor sem limites que leva à loucura do Pai entregar o seu próprio filho à morte para nos redimir.
Esta consciência do amor de Deus sempre esteve presente na Igreja, como nos diz o Pe. Dehon num dos seus escritos. Este mesmo amor manifestou-se em imagens privilegiadas ao longo da história.
Na Igreja Primitiva, na imagem do Bom Pastor (encontrado por exemplo nas Catacumbas de S. Calisto), como portector e guia de uma comunidade perseguida e incompreendida.
A partir do séc. IV, esse amor exprime-se na imagem da Cruz, sinal privilegiado do amor redentor de Cristo.
Durante a Idade Média esse mesmo amor de Deus pela humanidade é expresso no grande amor à Eucaristia e ao Santissimo Sacramento: Deus que se dá como alimento ao próprio homem.
Nas revelações a Santa Margarida Maria Alacoque, Ele deixa-nos o Seu coração. É o tempo de maior florescimento da devoção ao Coração de Jesus, reconhecido e celebrado por toda a Igreja.
Ainda hoje, na senda do Pe. Dehon, é importante tomar consciência deste Deus que nos ama infinitamente e que espera de nós uma vida consequente com esse amor que Ele tem por nós.
Aprendamos a olhar para Cristo, que fez da sua vida um acto de entrega para dar vida à humanidade.
Que possamos aprender e dizer com Dehon: "O Coração de Jesus resume toda a minha vida: para Ele vivi, para Ele morro".

No comments: