Monday, February 27, 2012

1ª semana da Quaresma - Segunda Feira - A grandeza dos pequenos gestos

“Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmão mais pequeninos, a Mim o fizestes” (Mt 25,31-46).

Neste caminho rumo à Quaresma, hoje a tónica é posta nas atitudes práticas do dia-a-dia, sobretudo aquelas que têm a ver com a relação com os nossos irmãos.

E uma pergunta se coloca: o que levamos nós da nossa vida se não são os gestos de bondade e misericórdia no confronto com os nossos irmãos?

O evangelho de hoje diz-nos claramente que Deus nos julgará não pela nossa vida de perfeição interior, na nossa relação pessoal com Deus. Claro que isso é importante…

Mas de que nos vale uma vida “mistica” unida a Deus, se não nos apercebemos do que se passa à nosa volta?

O rosto de Cristo está presente de forma sublime nos rostos sofredores dos nossos irmãos. Por isso em cada gesto de acolhimento e de misericórdia dirigido aos nossos irmãos estamos a aclolher o próprio rosto de Cristo.

Neste dia valorizemos os pequenos gestos para com aqueles que quotidianamente se cruzam connosco… pois Cristo vem ao nosso encontro também nos nossos irmãos.


“Senhor Jesus, aumenta a minha fé.

Faz-me ver a tua presença nos meus irmãos.

Abre o meu coração a um amor

que se torna justiça, solidariedade, serviço.”

In Rezar na Quaresma – Ano B, p. 13, Edições Salesianas

No comments: